quinta-feira, 19 de março de 2009

Alfa Romeo 164 - 2 4 V. Super
Teste na central de refrigeração


Aplicável: Alfa Romeo 164 12V e 24V

O Alfa Romeo 164 vem equipado com a central Q21A que é dotada de uma função de auto diagnóstico. Ou seja:
A central analisa todo o circuito eletrônico e armazena em uma Eprom os defeitos detectados durante o funcionamento do veículo quando se está utilizando o sistema de ar condicionado.
Essa função é ativada sempre que se liga o ar condicionado com o motor do veículo em funcionamento. Toda e qualquer irregularidade, é codificada frente a uma tabela de códigos padronizados e se torna disponível ao usuário mediante consulta.
È importante que o display digital esteja funcionando – após a solicitação, o defeito será mostrado no display, em forma de código, no local onde se visualiza a temperatura externa.
O procedimento é simples e rápido. Sugerimos que seja executado antes da compra de um Alfa Romeo 164, e pelo menos uma vez de 6 em 6 meses quando se faz a revisão do sistema ou quando for notado qualquer anomalia no sistema de ar condicionado. Os reparos no motor ( ventilador) , e a troca do sensor do ar misturado são os mais caros de se resolver. È necessário retirar grande parte do painel frontal.
Segue abaixo o procedimento de análise de defeito:
1- Ligue a chave de ignição na posição “marcha”
Todos os leds se acenderão, permanecerão acessos somente os previamente estabelecidos no manual do proprietário.

2- Pressione ao mesmo tempo duas teclas;
A de distribuição de ar ®þ
A de comando do vidro traseiro térmico ïïïï

3-Vá liberando lentamente a tecla de distribuição de ar, e quando totalmente liberada solte a tecla de comando do vidro térmico traseiro.

O display nessa situação se apaga para somente mostrar o código do defeito.

A seguir, caso aja alguma anomalia no sistema a central disponibiliza no display ( no local onde se visualiza a temperatura externa) um código alfanumérico. Se não houver nenhum defeito ela também disponibilizará um código ( *-* )
A partir da visualização do 1ºdefeito, para se solicitar a visualização de outros defeitos é só pressionar de novo a tecla de distribuição de ar e soltar, se houver outro defeito armazenado esse será disponibilizado no display substituindo o primeiro código apresentado, em mais uma solicitação caso não haja mais defeito a ser mostrado, ela encerra o teste e o display volta as condições normais.

4- Consulte o que significa o código do defeito na tabela.
5- Faça o reparo.
6- Uma vez eliminada as causa do defeito, é conveniente limpar na memória da central os erros memorizados:
A limpeza é feita conforme abaixo:

Pressione ao mesmo tempo duas teclas;
A de distribuição de ar ®þ

A de distribuição de ar = ¦

Vá liberando lentamente a tecla de distribuição de ar, ®þ e quando totalmente liberada solte a tecla = ¦

Repetir a solicitação de autodiagnóstico para certifica-se de que tenham sido cancelados.


Tabela interpretação de defeitos através dos códigos alfanuméricos

* - * Nenhum defeito

OU Interrupção do motor de mistura de ar
OC Curto circuito no motor de mistura de ar

1C Curto circuito no compressor
2C Curto circuito na luz de retro neblina
3C Curto circuito no farol de neblina
4U Interrupção no motor de distribuição do ar
4C Curto circuito no motor de distribuição do ar
5U Interrupção no relê do vidro traseiro térmico
5C Curto circuito no relê do vidro traseiro térmico
6U Interrupção no motor, no sensor de temperatura interna
6C Curto circuito no motor, no sensor de temperatura interna
7U Interrupção no sensor de temperatura interna
7C Curto circuito no sensor de temperatura interna
8U Interrupção no sensor de temperatura externa
8C Curto circuito no sensor de temperatura externa
9U Interrupção no sensor de temperatura do ar misturado
9C Curto circuito no sensor de temperatura do ar misturado
cU Interrupção no motor de recirculação
cC Curto circuito no motor de recirculação
dU Interrupção das ligações do eletroventilador
dC Curto circuito nas ligações do eletroventilador


Marcio Cesar

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